A Ciência por Trás da Terapia com Luz
Introdução
A terapia com laser ou luz de baixa intensidade (LLLT, na sigla em inglês), também chamada de fototerapia ou fotobiomodulação (PBM), refere-se ao uso de fótons para alterar a atividade biológica (Sawhney & Hamblin, 2016). As pesquisas sobre PBM remontam aos anos 1960 e, desde então, evoluíram para um procedimento terapêutico utilizado de três maneiras principais: para reduzir a inflamação; promover a cicatrização; e tratar a dor. Dispositivos de LED mais modernos também têm sido utilizados para fotorejuvenescimento e até para o crescimento capilar (Lloyd et al., 2018).
De maneira geral, LEDs emitem fótons, que são entregues à nossa pele, onde são absorvidos por nossas células. Ao serem absorvidos, as células são fotoativadas, como se ganhassem mais energia. Com energia aumentada, cada célula, órgão e tecido do corpo desempenha suas funções melhor, incluindo a pele. É como se nossas células funcionassem como depois de uma boa noite de sono e um café da manhã equilibrado.
Quando as células estão em um estado fotoativado, uma ou mais das seguintes coisas podem acontecer:
- Se a célula estiver danificada ou comprometida, ela se reparará, ou será reparada.
- Se a célula tiver uma função específica, como a síntese de colágeno e elastina pelos fibroblastos, ela desempenhará essa função de maneira mais eficiente.
- Se a proliferação for necessária, a célula irá proliferar.
A quantidade de luzes importa?
Não tanto quanto o comprimento de onda e a irradiância. Mais lâmpadas não significam uma máscara mais potente, pois a irradiância (mW/cm²) se refere a todo o conjunto e não ao LED individual.
É melhor ter uma máscara com mais cores?
Muitas empresas querem que você pense assim. Mas uma máscara com mais cores não é necessariamente melhor do que uma com três ou quatro comprimentos de onda baseados em evidências (luz verde, por exemplo, não tem estudo de eficácia). Se você escolher comprimentos de onda que não são ideais (ou seja, com baixa absorção), a energia será em sua maioria desperdiçada.
Fonte: "LED Masks: Deep Dive into Low Level Light Therapy & Comparison of 55+ LED Devices" (Goals To Get Glowing - A Skincare Journey), Vanessa.